quinta-feira, 12 de março de 2015

Álbum Digital Robôs Ficção/Realidade

Robôs da Ficção

Marvin
(Série O Guia do Mochileiro da Galáxia - 2005)
O robozinho deprimido e pessimista tem sempre uma frase de desmotivação na ponta da língua. Ele foi construído com a tecnologia PHG (Personalidade Humana genuína) e tem inteligência 30 bilhões de vezes maior do que a de um colchão.

Rodney Lataria (Rodney Cooperbottom)
(Filme: Robôs -2005)
Resultado de imagem para robo johnny 5É um grande inventor, cujo maior sonho consiste em encontrar seu ídolo: um criador ainda mais genial que ele. Enquanto isto não acontece, ele vai montando apetrechos para melhorar o mundo.

Resultado de imagem para rodney lataria

David e Joe
(Filme: A.I - Inteligência Artificial - 2001)
David é um robô criança criado para amar eternamente a mãe. Ele foi ativado por um casal que teve o filho acidentado. Quando o garoto de verdade recobra a consciência, David é "jogado fora" e, a partir daí, o robô começa uma jornada para reconquistar o amor da mãe humana.
Resultado de imagem para robos david e joe
O robô Joe foi criado para satisfazer qualquer mulher, e o fazia muito bem. Realizava todo o tipo de desejo sexual e algumas mulheres chegavam a abandonar seu homens de verdade por ele. Joe tinha um rádio acoplado que tocava diversos tipos de músicas para momentos românticos, e podia ainda alterar sua aparência de acordo com a preferência do cliente. O gigolô conhece David quando sua vida é salva pelo garoto-robô. Como agradecimento, Joe resolve ajuda-lo a encontrar um meio de conseguir o amor de sua mãe.
Andrew
(Filme: O Homem Bicentenário - 1999)
O robô Andrew é um ajudante doméstico. Ele foi criado para ajudar famílias na organização da casa. No entanto, tem algo de diferente. Com o passar do tempo, Andrew desenvolve algumas características dos seres humanos, como curiosidade e vontade própria. A partir daí, ele começa uma longa jornada atrás de sua liberdade e certa "humanidade". O personagem é interpretado por Robin Williams.

Resultado de imagem para robos filme
Robocop
(Filmes: Robocop, o policial do futuro - 1987;  Robocop 2 - 1990)
Depois de ser espancado por uma quadrilha até quase morrer, o policial Alex Murphy passa por uma "reforma" realizada pela poderosa multinacional OCP (Omini Produtos de Consumo) que o transforma em um robô meio homem, meio máquina. A partir daí ele se torna Robocop, um defensor da cidade de Detroit.
Resultado de imagem para robocop
Johnny 5
(Filme: Short Circuit - 1986)
Um robô criado pelo exército acaba parando na cidade grande e lá descobre sentimentos não programados. Em 1988 foi produzida uma continuação, "Johnny 5", mas não conseguiu o mesmo sucesso.
Resultado de imagem para robo johnny 5

Vick
(Série Super Vick - 1985)
A garotinha robô foi criada pelo "pai", um famoso cientista. Todos na casa passam a tratá-la como se fosse realmente uma humana, mas a jovem robô ainda tem muito que aprender e, muitas vezes, acaba colocando seu pai em situações constrangedoras.
Resultado de imagem para robo vick
T-800
(Filme: O Exterminador do Futuro -1984)
O ator Arnold Schwarzenegger interpreta o robô vingador. O personagem, um humanóide esquentado e violento, ainda hoje é lembrado pelo famoso bordão "Hasta la vista, Baby!".

T–1.000
(Filme: O Exterminador do Futuro 2 - 1991)
O personagem de Arnold Schwarzenegger é reprogramado para proteger a mãe do líder humano, mas em seu lugar chega um ciborg pior ainda, totalmente feito de metal líquido e que pode assumir qualquer forma que desejar. Este é T–1.000, representado pelo ator Robert Patrick. No filme, quando o andróide assume a forma da personagem Sarah Connor, Linda Hamilton, é a irmã gêmea da atriz, Leslie Hamilton Gearren.
Resultado de imagem para robo T-800 e T-1000Resultado de imagem para robo T-800 e T-1000

Roy Batty
(Filme: Blade Runner – O Caçador de Andróides - 1982)
É o líder do grupo de robôs rebeldes do modelo Nexus 6, um dos mais modernos. Roy foi criado com sentimento artificial e tem grande capacidade de reflexão.
Resultado de imagem para robo roy batty

C3PO e R2D2
(Guerra nas Estrelas - 1977 - 2005)
A princípio, parecem meros coadjuvantes. Mas com o desenrolar da trama, assumem papel fundamental na luta contra o Imperador e seu exército e na salvação do universo.
Resultado de imagem para robo c3po r2d2

B9
(Seriado: Perdidos no Espaço - de 1965 a 1968)
O robô foi criado para auxiliar a família Robinson na missão de colonizar um planeta da constelação Alfa Centauro.
Resultado de imagem para robob9

Rosie
(Série Os Jetsons - 1962 - 1987)
A Robô empregada da família Jetson esta na família há muito tempo. Ela faz de tudo, limpa, passa, cozinha e ainda cuida das crianças. A dubladora original de Rosie, Jean Vader Pyl, fez também a voz da personagem Wilma dos Flinstones.
Resultado de imagem para robo rosie

Robby
(Filme: O Planeta Proibido -1956)
Ele tinha muitas habilidades: carregava grandes pesos, falava diversas línguas e conseguia produzir coisas apenas com a descrição de sua fórmula.
Resultado de imagem para robo robby

Gort
(Filme: O Dia em que a Terra Parou - 1951)
O robô Gort vem junto do alienígena Klaatu à Terra com uma missão: acabar com as guerras no planeta ou destruí-lo. Gort atuava como um "guarda-costas" para o alienígena e era comandado por seu mestre com a frase "Klaatu Barrada Nikto". O filme foi lançado no auge da Guerra Fria. O diretor, Robert Wise , fez o longa para ser uma mensagem de alerta para a possibilidade de uma guerra nuclear.
Resultado de imagem para robo gort

Maria
(Filme: Metrópolis - 1926)
Foi o primeiro robô a aparecer no cinema. Maria foi uma réplica de uma mulher real, feita para criar discorda no proletariado. A verdadeira Maria era uma filha de operários que tinha muita influência entre os trabalhadores. A Robô "dublê" foi programada para impedir uma revolução. Maria ganhou sua versão animada no longa metragem clássico de Ozamu Tezuka, um mestre da animação japonesa.
Resultado de imagem para robo maria
Wall e e Eva
WALL·E é um filme de animação americano de 2008 produzido pela Pixar Animation Studios e dirigido por Andrew Stanton. A história segue um robô chamado WALL·E, criado no ano 2100, para limpar a Terra coberta por lixo em um futuro distante. Ele se apaixona por um outro robô chamado EVA, e a segue para o espaço em uma aventura que irá mudar seu destino e o destino da humanidade.
Resultado de imagem para robo wall e
Pacific Rim
O filme se passa na década de 2020 quando a Terra está em guerra contra os Kaijus, monstros colossais que emergiram de um portal interdimensional localizado no fundo do Oceano Pacífico. A humanidade seu uniu para combater os monstros contruindo os Jaegers: mecha gigantes e humanóides controlados por pelo menos dois pilotos, cujas mentes são unidas em uma ponte neural. A história segue Raleigh Becket, um ex-piloto de Jaeger tirado da aposentadoria e colocado junto com a novata Mako Mori como parte de um último esforço para derrotar os Kaijus.
Resultado de imagem para robo pacific rim
Robos Reais

O site Mashable fez um apanhado geral dos  melhores robôs criados em 2012. . Confira a relação e conheça alguns legados hi-tech deste ano.
No mundo robô, o Curiosity foi a estrela de 2012. Desde que pousou no planeta em Marte, em agosto, a engenhoca vem se comportando bem ao estilo das novas tecnologias: ela fez check-in no Foursquare, já passou por atualização de software e tem registrado um monte de fotos hipster.
Curiosity Rover, que está na superfície de Marte desde agosto (Foto: Reprodução)Curiosity Rover, que está na superfície de Marte desde agosto (Foto: Reprodução)
2. Cheetah
Ao atingir a marca de 45,5 km/h, em setembro, Cheetah conseguiu o impressionante feito de ultrapassar a velocidade de Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo. O robô, que é financiado pelo Pentágono e desenvolvido pela empresa norte-americana Boston Dynamics, também é campeão no quesito evolução. Apenas seis meses antes, o invento alcançava apenas 29 km/h, o que já era a maior velocidade obtida por um robô.
Cheetah é o robô mais rápido já construído (Foto: Reprodução)Cheetah é o robô mais rápido já construído (Foto: Reprodução)
3. Asimo
Mais avançado robô humanoide construído até hoje, o Asimo, da Honda, já faz quase tudo que um humano de carne e osso faz: reconhece diferentes vozes, dá saudações a quem está passando, sobe e desce escadas, anda por entre as pessoas e desvia quando necessário. A lista é enorme, mas ainda restrita. A ideia da Honda é que, em pouco tempo, o robô consiga executar tarefas diárias com precisão para ajudar em trabalhos domésticos e em escritórios, por exemplo.
Asimo, da Honda, descendo escadas durante demostração (Foto: Reprodução)Asimo, da Honda, descendo escadas durante demostração (Foto: Reprodução)
4. Sand Flea
À primeira primeira vista, o Sand Flea não é nada impressionante. O carrinho criado pela Boston Dynamics é parecido com tantos outros que vemos em feiras de tecnologia. Sua façanha consiste em pular uma altura de até 9 metros, o que, proporcionalmente, equivaleria a um humano saltar um prédio de 30 andares de uma só vez.
Sand Flea consegue saltar até 9 metros de altura (Foto: Reprodução)Sand Flea consegue saltar até 9 metros de altura (Foto: Reprodução)
5. PhantomX
Criado pela Trossen Robotics, o PhantomX é um robô que imita uma aranha. Suas seis pernas se deslocam a uma velocidade de 3km/h, em 360 graus. Ele altera a posição das patas automaticamente para funcionar em qualquer posição, tanto com a “barriga” para cima quanto para baixo.
Além disso, seus movimentos reproduzem um “rebolado” todo único, tornando-o um grande atrativo para as crianças. Mas é preciso desembolsar US$1.199,95 (cerca de R$2.489,42) pelo brinquedinho, à venda no site do desenvolvedor.
PhantomX se move em qualquer direção a 3km/h (Foto: Reprodução)PhantomX se move em qualquer direção a 3km/h (Foto: Reprodução)
6. Furby
Um dos grandes acontecimentos no ramo dos brinquedos-robô deste ano foi a volta do Furby, febre entre os anos de 1998 e 2000, período em que foram vendidas mais de 40 milhões de unidades. A reestreia está por conta da Hasbro, que introduzou uma série de novidades no robozinho.
Novo Furby dança e tem aplicativo para iOS (Foto: Reprodução)Novo Furby dança e tem aplicativo para iOS (Foto: Reprodução)
A primeira mudança é na aparência. Seus olhos robóticos brancos foram substituídos por uma pequena tela de LCD, fazendo com que o bichinho assuma diversas expressões faciais. As orelhas do novo Furby, assim como seu corpo, se mexem de acordo com a música que está tocando. E agora o brinquedo também conta com um aplicativo para iOS, que envia para ele códigos de som inaudíveis.
As características do irmão mais velho que se mantiveram foram, claro, a capacidade do robô de falar e se comunicar com outros Furbys. Assim como na primeira versão, o novo Furby não tem interruptor: a única maneira de fazê-lo calar a boca é retirando suas pilhas.
7. RHex
Assim como o SandFlea, o RHex é desenvolvido pela Boston Dynamics e tem a capacidade de superar obstáculos físicos. Neste caso, o objetivo é caminhar por terrenos irregulares, tais como rocha, areia, lama, vegetação, pequenos riachos e até escadas. Para isso, ele usa suas seis “pernas” de metal em forma de semi-círculo, controladas independentes umas das outras a uma distância de até 700 metros. Câmeras e iluminadores oferecem visualização frontal e traseira do robô.
RHex, robô que consegue andar em qualquer terreno (Foto: Reprodução)RHex, robô que consegue andar em qualquer terreno (Foto: Reprodução)
8. Charli-2
Charli-2 é um robô humanoide criado pela Marinha dos Estados Unidos para combater incêndios e atirar granadas. A expectativa é que ele possa substituir humanos em atividades perigosas, como a de bombeiro. Suas habilidades em tarefas árduas serão testadas daqui a cerca de 11 meses, mas alguns de seus movimentos já fizeram sucesso. É que, em outubro, o robô apareceu dançando ‘Gangnam Style’ em um vídeo postado no Youtube. Como não poderia deixar de ser, o gracejo garantiu milhões de visualizações.
Charli-2 dançando o hit 'Gangnam Style', de PSY (Foto: Reprodução)Charli-2 dançando o hit 'Gangnam Style', de PSY (Foto: Reprodução)
9. Petman
Petman é um robô antropomórfico criado pela Boston Dynamics para testar roupas de proteção química. Ao contrário dos modelos anteriores, o Petman consegue mover-se livremente, seja andando ou fazendo movimentos de ginástica, enquanto é exposto a agentes químicos. Sua imitação à fisiologia humana vai além da aparência; ele consegue controlar a própria temperatura, umidade e transpiração, tudo para proporcionar condições de experimentações realistas.
Petman, desenvolvido para teste de roupas de proteção química (Foto: Reprodução)

Raquel Freire / techtudo

5 comentários:

  1. e muito legal
    eu gostei deste site porque tem coisa muito interessante

    ResponderExcluir
  2. a aula de robótica é muito educativa, podemos ver como se monta um robo

    ResponderExcluir
  3. o professor esta ensinando muita coisa para nos e vai ensinar muito mais eu estou adorando a robótica e o mais educação

    ResponderExcluir
  4. eu estou adorando o mais robótica e o professor esta ensinando muita coisa para nos

    ResponderExcluir
  5. e muito legal diferente, interessante sobre o filme Robocoop e legal uma pessoa vira meio robô, gostei da aulaa

    ResponderExcluir